
O que é Autismo?
2 de abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo
O que é Autismo?
Transtorno do Espectro Autista, é uma condição de saúde caracterizada por um déficit na comunicação social e no comportamento.
O termo ” Espectro”, significa ter vários níveis, algumas pessoas nem sabem que são autistas, pois nunca tiveram um diagnóstico.
As causas, na maioria das vezes são genéticas, o reconhecimento precoce é muito importante, a partir de 1 ano de idade, alguns sinais já podem aparecer. Assim como as terapias comportamentais, educacionais e familiares podem reduzir os sintomas, além de oferecer apoio ao desenvolvimento e a aprendizagem.
A importância de incluir a criança autista no meio social é fundamental para o seu desenvolvimento.
Em 2007, a ONU declarou a data do dia 2 de Abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a cor utilizada o azul, foi escolhida por haver em média 4 homens para cada mulher com TEA.
O objetivo da data é garantir a conscientização, o respeito, reduzindo cada vez mais o preconceito existente contra esse público.
A cada ano, um tema diferente é trabalhado. Em 2020/2021, o tema é “Respeito para todos os espectros, reforçando a necessidade de entendermos a complexidade do Tema e que nenhum indivíduo é afetado da mesma forma. Todos merecem o respeito e que as famílias recebam o acolhimento necessário, pois ficam extremamente debilitadas emocionalmente.
O autismo leva o contexto familiar a viver rupturas por interromper suas atividades sociais normais, a família se une a disfunção da sua criança.
Essa família precisa e deve ser tratada por um trabalho terapêutico, a aceitação é o maior obstáculo e depois o entendimento do transtorno em si.
Conforme descrito pelo autor Goffman, “a família sofre pressão social quando tem um elemento que não corresponde as expectativas sociais”.
É importante entendermos a diferença entre inclusão social e equidade.
A inclusão social é o conjunto de medidas direcionadas a indivíduos excluídos do meio social, seja por alguma deficiência física ou mental, orientação sexual, raça e etc.
As ações de inclusão podem começar em casa, em situações que o autista possa ser inserido em atividades que podem trazer resultados muito satisfatório.
Já o conceito de equidade, pode ser definido como uma justiça natural, reconhecer que todos precisam de atenção de acordo com suas necessidades.
Por: Psicóloga e Neuropsicologa Caroline Azevedo
CRP 6/85976
Fontes
– Brasil Escola Home>datas comemorativas>abril>2deabril>Dia Mundialdoautismo
– Goffman E. Estigmas: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar, 1982