Receba os cuidados que você necessita das mãos de profissionais especialistas em suas áreas.
Sáb: 8:00 - 14:00
(11) 99233-0352
Próximo a estação de metrô Jd. São Paulo

Blog :

Terapia Cognitiva Comportamental

Atualmente essa abordagem da Psicologia está sendo muito divulgada entre os médicos psiquiatras e neurologistas, pois apresentam ótimos resultados em pacientes com depressão, ansiedade, síndrome do pânico, borderline e entre outros transtornos.

Foi criada nos EUA pelo psiquiatra Aaron Beck, onde teve como princípio compreender a relação entre seus pensamentos, suas emoções e seus comportamentos. O foco é no “aqui, agora”.

O papel do psicólogo comportamental é ajudar a encontrar significado no sofrimento de seu paciente, por meio das histórias, dos relacionamentos e das pessoas significantes. E intervir na visão negativa de si mesmo, do mundo e de tudo.

A abordagem é psicoeducativa, quer dizer que ensina o paciente ser seu próprio terapeuta, onde identifica suas distorções cognitivas, como exemplo:

– Vou ser reprovado na prova.

– Ninguém gosta de mim.

– Eu sou um fracasso.

– Não sou digno do amor.

– Tudo isso foi uma perda de tempo.

Quando o pensamento, emoção e comportamento estão em equilíbrio, é muito mais fácil agir de forma consciente e sem prejuízo.

Para a TCC como é chamada, “o homem constrói através da sua história um conhecimento pessoal sobre si mesmo e sobre o mundo”, Aaron Beck.

Por: Caroline Azevedo – Psicóloga e Neuropsicologa

CRP 6/85976

 

Referência

RANGE, B (ORG). Psicoterapia Cognitivo Comportamental. Porto Alegre: Artmed, 2001. Clássico.