Receba os cuidados que você necessita das mãos de profissionais especialistas em suas áreas.
Sáb: 8:00 - 14:00
(11) 99233-0352
Próximo a estação de metrô Jd. São Paulo

Blog :

Ponto de Partida

A escolha profissional costuma ser um dos momentos mais importante na vida de uma pessoa, pois essa escolha influenciará o resto de sua vida, determinará seu futuro, sua rotina, e o tipo de local que estará todos os dias, enfim engloba a vida como um todo.

 

Existem testes psicológicos de personalidade, interesse e aptidões, que avaliam os interesses profissionais, fazem a avaliação da personalidade utilizando escolhas situacionais, ou seja, aquelas atitudes tomadas tendo como base o contexto do trabalho, e que demonstram a capacidade de adaptação ao ambiente e às pessoas. E devem ser aplicados somente por profissionais habilitados e autorizados.

 

Não se trata de uma tarefa simples e fácil, necessita de muita reflexão, pesquisa sobre as profissões e direcionamento a profissão desejada, conhecimento do mercado de trabalho, e as possíveis perspectivas para o futuro; autoconhecimento, percepção dos talentos, aptidões e autonomia para maior possibilidade de acerto.

 

Segundo C Jung (psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou psicologia analítica), “O trabalho deve ser a manifestação natural do que naturalmente se faz bem”.  E encontrar o que fazemos bem é um grande desafio que engloba conhecer a si mesmo. Quais são suas habilidades? O que quer ser sem a influência de seus pais e colegas? O que você tem que desenvolver?

 

Essa escolha é um processo que deve ser feito com calma e sob a supervisão de um profissional capacitado. Trata-se de um programa chamado Orientação Profissional e é realizado de forma breve. Podendo ser individual ou em grupo.

Esse é o ponto de partida para o processo de autoconhecimento e um passo do planejamento do seu projeto de vida

 

Gostou dessas informações? Então compartilhe em suas redes e marque seus amigos que também estão precisando de uma “forçinha” para escolher O caminho!!!

 

Por: Patrícia M. C. Mori – Psicóloga

CRP 51979/06