Dependência Química e formas de acolhimento Psicológico
Dados recentes do Hospital das Clínicas de São Paulo, durante o período de Pandemia houve um aumento considerável no consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas.

Dependência Química: Prevenção, Tratamento e Políticas Públicas (DIEHL, Alessandra Alexandrini ; et al, 2011- Ed. Artmed- Porto Alegre).
Aumento de álcool e drogas na pandemia da Covid-19
- A preocupação por esse alto consumo de drogas lícitas e ilícitas, nos leva a reflexão de um sério problema de saúde pública e um alerta à saúde mental das pessoas.
- Tendo em vista os conflitos emocionais gerados pela Pandemia do Covid19 e isolamento social, juntamente ao significativo aumento de abusos de substâncias lícitas e ilícitas, podemos também reconhecer a alta demanda de procura por tratamentos com Profissionais da Saúde Mental.
- Diante desses fatos, é importante pensarmos sobre estratégias de acolhimento e abordagem terapêutica para a crescente demanda de pessoas que estão fazendo abusos de substâncias e abarcando em suas vidas conflitos emocionais e vulnerabilidade psíquica e social.
- Pensando nessa grande possibilidade de demanda clínica, elaborei junto ao Núcleo de Estudos da PsicoSelf um grupo que sugere uma imersão em estudos específicos que explicam as vertentes clínicas da dependência química num modo geral e maneiras de acolhimento.
- O grupo de estudos será conduzido em torno de 4 meses (16 encontros)
Roteiro de estudos do livro indicado:
1º encontro
-PRATTA, Elisângela Maria Machado; SANTOS, Manoel Antonio dos Santos
– O Processo Saúde-Doença e a Dependência Química: Interfaces e Evolução- Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, Abr-Jun 2009, Vol. 25 n. 2, pp. 203-211- PESQUISA 18/10/2020. https://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n2/a08v25n2.pdf/
2º encontro
-SANTANA,Cleiton; HUNGARO, Anai Adario; CRISTOPHORO, Rosangela; ELVIRA, Indianathan de Kassia Santana; GAVIOLI, Aroldo; OLIVEIRA, Magda Lúcia Félix de Oliveira
–Caracterização de pacientes intoxicados por drogas de abuso em terapia intensiva-SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog.2020 jan.-fev.;16(1):1-8 -www.revistas.usp.br/smad/ PESQUISA 18/10/2020. https://www.revistas.usp.br/smad/article/view/166985/159568
3º e 4º encontros
Etiologia dos transtornos relacionados ao uso de substâncias Psicoativas- pág 43
5º e 6º encontros
Genética da Dep. Química- pág. 59
7º e 8º encontros
Aspectos Transculturais , sociais e ritualísticos da dep. química- pág 67
9º e 10º encontros
Poliusuários de Substâncias Psicoativas- pág. 119
11º e 12 º encontros
Capítulo 3 (Leitura para conhecimento das principais drogas, consumo e fatores comportamentais)
13º e 14º encontros
Capítulo 4 – Terapias Psicológicas
15º e 16º encontros
Capítulo 9 – Settings de intervenção e reabilitação
Metodologia
Leituras das bibliografias indicadas fichamentos discussões com análises críticas sobre os conteúdos.
Observação: O material será disponibilizado antecipadamente
São 16 dias de encontro.
